JANEIRO - NOVO PRESIDENTE - Daniel Viriato Afonso revela planos

NOVO PRESIDENTE

Daniel Viriato Afonso fala em honradez e comprometimento à frente da Câmara

Araranguá

Eleito para presidir a Câmara de Araranguá durante o biênio 2017-2018, o vereador Daniel Viriato Afonso, é advogado, possui 50 anos. É natural de Araranguá, município onde nasceu no dia 13 de junho de 1966, cresceu e estabeleceu-se.

Ex-secretário municipal de Administração nos municípios de Balneário Arroio do Silva e Araranguá, Daniel candidatou-se ao Legislativo Municipal da Cidade das Avenidas em seis ocasiões, elegendo-se em cinco delas, a última em 2016, quando contabilizou 1.348 votos. O PP é o único partido em sua trajetória política.

A nova Mesa Diretora da Câmara Municipal também tem o vereador João Abílio Pereira (PRB) como primeiro vice-presidente; José Paulo Roldão, do PSDB (segundo vice-presidente); Pedro Paulo de Souza, Paulinho, do PPS (primeiro secretário) e Luciano Zeferino Pires, do PSB, segundo secretário.

Logo após ser eleito presidente da Câmara, Daniel fez um emocionado pronunciamento. “Não faltarão responsabilidade e dedicação. Ao lado da nova Mesa Diretora e dos colegas vereadores vamos legislar com honradez e discernimento. O bem estar da população e o desenvolvimento do município são os principais objetivos”.

Ficha Limpa

No mandato legislativo 2013/2016, Daniel Viriato Afonso celebrou a aprovação de várias propostas importantes, beneficiando diferentes comunidades e segmentos públicos. Entre as principais iniciativas de sua autoria estão o Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal 5/2013, que originou à chamada “Lei da Ficha Limpa”.  Essa propositura, de acordo com ele, representa um novo paradigma no âmbito municipal, pois a partir dela o Poder Público Municipal fica proibido de contratar pessoas físicas ou jurídicas que incidam nos casos de inelegibilidade, incluindo nesse contexto os membros de conselhos municipais, distritais e conselheiros tutelares. Além disso, os cargos comissionados, efetivos ou funções públicas deverão comprovar que estão em condições de exercício do cargo, explicou

Captação de recursos

A atuação de Daniel destacou-se não apenas no plenário da Câmara de Araranguá. Como vereador, ele manteve parceria com autoridades e órgãos das esfera federal e estadual. “Baseada na confiança e credibilidade, essa proximidade e boa relação possibilitou articulações que foram fundamentais para viabilização de recursos por meio de emendas parlamentares objetivando a execução de obras e melhorias em nosso município”, ponderou

Como exemplo bem sucedido dessa estratégia, o vereador mencionou a intermediação da conquista de recursos para a pavimentação asfáltica, drenagem e sinalização viária da Rua Thiago Dias Lúcio, no Parque Industrial de Araranguá. “Essa obra já é realidade. Ela atende um anseio dos empresários ali instalados, além de ser importante para o pleno funcionamento do Parque Industrial, incentivando a criação de mais postos de trabalho, elevação da renda, circulação de riqueza (por meio de impostos) e fortalecimento da economia municipal”, enfatizou.