(48) 3521-0835

JANEIRO - HEMOSC - Vereador faz alerta sobre doaçăo de sangue e medula

HEMOSC
Alexandre faz alerta sobre dificuldades para doação
Araranguá
Eleito para exercer o segundo mandato consecutivo na Câmara Municipal, o vereador Alexandre Pereira (PPS), tem comparecido diariamente em seu gabinete. A retomada do calendário de sessões ordinárias ocorre no dia 1º de fevereiro, porém o legislador tem aproveitado este espaço de tempo para planejar as ações de 2017.
No ano passado, Alexandre comemorou a aprovação de várias propostas importantes, com destaque ao projeto de lei que dispõe sobre a implantação da semana municipal para doação de sangue e medula óssea. Ele também é autor de requerimento solicitando que, seja instalado em Araranguá, um posto fixo do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) para coleta de sangue.Uma ação conjunta do Lions Clube e da Prefeitura, com apoio da Câmara possibilitou que uma vez por mês - sempre na primeira quinta-feira, seja feita uma coleta externa de sangue e medula em Araranguá. Esta iniciativa teve respaldo da comunidade. Neste período de verão, no entanto, o Hemosc suspendeu em todo o Estado, às campanhas externas para doação. Em consequência disso, os doadores do Extremo Sul só podem concretizar este ato voluntário comparecendo na sede regional do Hemosc, em Criciúma, na avenida Centenário, 1700, bairro Santa Bárbara. 
O vereador demonstra preocupação com a situação. 'Nem sempre existe disponibilidade de tempo e recursos financeiros para este deslocamento. Além disso, é justamente no verão que o Hemosc precisa dispor de um bom estoque para doação, pois a demanda é maior. O ideal seria conquistar a implantação de um ponto fixo do Hemosc em Araranguá. Em 2017 vou retomar à luta pela execução deste projeto, que é um anseio e uma necessidade', justificou o vereador.