Presidente do Deinfra vem Ă  AraranguĂĄ ouvir apelo dos vereadores

Cumprindo a projeto da mesa diretora que prevê que autoridades locais, estaduais, federais e políticas visitem a Câmara de Vereadores para prestar contas de seus trabalhos, a sessão desta quarta, 05, contou com a participação do presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Wanderley Agostini (PSD), que veio especialmente à cidade para ouvir os pleitos da comunidade através dos representantes do Legislativo.

A iniciativa de convidá-lo foi do presidente da casa, Daniel Viriato Afonso (PP) e do vereador Jacinto Dassoler (PP), com requerimento também assinado pelos outros 13 vereadores. Como a infraestrutura contempla diversas demandas, vários pleitos foram cobrados. Dassoler pediu explicações sobre a obra da Serra do Faxinal. O vereador Ronaldo Soares (PMDB) questionou a falta de acostamentos na rodovia SC-447, que liga Araranguá ao Balneário Arroio do Silva. “Em outras gestões do Deinfra fiz o mesmo pedido e nada feito. Já perdemos vidas por falta de acostamento na rodovia. Queremos providências!”, disse Ronaldo.

Já o vereador Neno Fontoura (PPS), cobrou a situação da Lagoa do Caverá, através da construção de uma barragem para retomar o nível da água, lembrando também a situação da revitalização da SC-449 que liga o município à Meleiro. “Não podemos deixar de nos preocupar com a lagoa que é um assunto batido há anos e nunca solucionado”, argumentou Fontoura.

Enquanto isso, o vereador Igor Gomes (PV), escolheu tratar da falta de iluminação no viaduto de acesso norte e o vereador, Vidrinho (PR), a necessidade de implantação da “via rápida” entre a Av.Getúlio Vargas e o Arroio do Silva. Paulo Roldão (PSDB) e Paulinho Souza (PSD) apelaram pela pavimentação da Estrada Geral no bairro Itoupava que liga Araranguá à Ermo.

O presidente do departamento preferiu tratar de números, defender a parceria entre Estado e município e explicou que primeiramente vai concluir as obras já iniciadas. Sobre a Serra do Faxinal reafirmou o compromisso de realizar nova licitação autorizada judicialmente, e os demais pedidos se inteirar melhor da situação de cada um para responder oficialmente aos vereadores. “Confesso desconhecer o problema da Lagoa do Caverá. Solicito maiores detalhes. Os demais pedidos preciso avaliar, pois as demandas são muitas e devemos ter coerência para dar a resposta necessária em cada caso. Daremos uma posição o quanto antes”, afirmou Agostini.

Ao final da sessão, ficou definido pela mesa diretora, que todos os pedidos apresentados serão documentados e encaminhados ao presidente do Deinfra ainda nesta semana. “Foi uma sessão positiva, pois demos a oportunidade de ouvir e ser ouvidos em nome da população. Vamos continuar com este projeto e receber mais autoridades que queiram participar. A casa está de portas abertas”, avaliou o presidente da Câmara, Daniel Viriato Afonso.

Presidente do Dinfra visita prefeito

Antes de estar na sessão da Câmara de Vereadores, Agostini, passou pelo gabinete do prefeito, Mariano Mazzuco (PP). Na oportunidade, também participaram o presidente da Câmara, Daniel Viriato Afonso, os vereadores, Cristiano Tano (PP), Márcio Tubinho (PP) e Jacinto Dassoler, secretários da administração municipal e assessores legislativos. Trataram de projetos importantes para a região e município.    O prefeito aproveitou para sugerir que o governo do Estado elabore um projeto através do Deinfra para a pavimentação asfáltica entre o Morro dos Conventos e Balneário Arroio do Silva, interligando os dois balneários até o acesso Sul. “Entendemos a relevância desta obra para o Turismo local, o que facilitaria no futuro estender a rodovia até o Balneário Rincão”, projetou Mazzuco.